segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Carta ao Lula

Caro Luiz Ignácio,
          Já estou há quase dois anos para lhe escrever esta carta, mas sabe como é, quando sobra um tempinho aqui da correria,  ora está você viajando , ora   inaugurando alguma obra ( acabada ou não ) ou gravando propaganda para a Dilma. Nos fins de semana supus  também que não teria  tempo de lê-la, uma vez que deveria estar utilizando seu tempo de descanso para finalmente governar nosso país,  razão pela qual não o tenho chamado para o futebol de domingo.
          Luiz , decidi finalmente lhe escrever esta carta para que não saiba , por outros , o que tenho a lhe dizer. Algo me diz que você até já desconfie ,ou tenha a certeza , não sei , mas é meu dever moral lhe dizer que já há muito tempo que não voto mais em você.
          Você não poderá negar que boa parte de minha juventude engrossei o coro daqueles que o viam como a antítese de tudo o que nos indignava neste país . Ingenuamente também militei fervorosamente em seu favor, acreditando que a solução de nossos problemas estava na personificação ( você ) do avesso da "ordem estabelecida ", no melhor estilo quanto mais diferente melhor.
          Tudo bem , faço o mea culpa , não era para dar certo mesmo. O difícil ,contudo, é convencer um jovem que ninguém pode sair direto de um palanque para a chefia de uma nação e esperar que não tenhamos sérios problemas .
          Não pense que  estou  me esquecendo de sua passagem anterior pela câmara dos deputados, mas numa boa Luiz , esta aí não dá para contar. Sua  atuação como deputado foi pífia , não tendo emplacado nenhum projeto , tendo  pouco aparecido em  Brasília.Você se lembra que a galera estava começando a cobrar , pedindo sua recandidatura para ver se você virava o jogo , quando você sacou aquela de mestre : mandou aquele papo dos quarenta ladrões , virou música dos Paralamas e meteu o pé de volta ao sossego de Santo André.
        Sua primeira derrota para o collor foi quase uma vitória , lembra ? O cara saiu quase pelas  portas dos fundos do Alvorada atolado de lama até o pescoço.Mais uma vez estávamos lá triunfantes de nossas profecias quando curiosamente , e felizmente , o cenário mudou. O país se recuperou com relativa rapidez , vindo em seguida o plano real. A ciranda inflacionária foi eficazmente interrompida e o país começou a mudar de cara. Isto era visível e incontestável. Milhões de pessoas sairam da linha de miséria com a estabilização da moeda , a classe média ganhou poder de compra e o planejamento financeiro se tornou viável para as pessoas e empresas.
        Neste momento assisti incrédulo, bolado mesmo , aos primeiros shows de mau gosto impostos pela oposição que você encabeçava.Você vociferava  a torto e a direito  pelos palanques do país contra o plano Real e os "traidores da  nação ". Vamos combinar, sua dor de corno o levou a implementar uma oposição mais raivosa e destrutiva do que nunca ,sendo todos aqueles que não compactuavam com as suas verdades (?) virtualmente demonizados.Neste momento ficou claro para muitos de nós ( é uma pena que não tenha sido para todos) que você torcia para que tudo desse errado, para que o país quebrasse. Felizmente o país seguiu avançando , você seguiu falando suas bobagens e tomou dois vareios do FHC nas eleições presidenciais.
      Luiz Ignácio , nada me tira da cabeça que esta é uma situação mal resolvida em sua cabeça e a razão de seu desafeto pelo cara , não é não?
        As contas públicas se tornaram transparentes (lembra a zona que era?), houve um salto quantitativo nos índices de educação com 97% das crianças até 14 anos nas escolas e o início do ciclo de privatizações de empresas deficitárias ou estagnadas , ninhos de ineficiência , desperdício e corrupção.
        Você como bom malandro abaixou a bola e a galera do marketing ( estes caras são bons! ) te deu uma repaginada. Criou-se a figura do Lulinha Paz e amor , calmo, sereno e até doce que apregoava a alternância do poder para o bem do país. Encontrando  circunstâncias favoráveis como um presidente opositor que não usou a máquina e dinheiro públicos para esmaga-lo ( como você fez com o Alckmin e com Serra ) e uma classe média nostálgica , formadora de opinião , que achava que chegara a sua vez , desenhou-se o cenário de sua provável vitória. Diante de um mercado receoso de suas bravatas e biografia seguiu-se uma instabilidade com fuga de capitais, aumento do dolar e inflação, fato internacionalmente conhecido como efeito Lula  e que você posteriormente e malandramente ( com todo o respeito ) rebatizou de " herança maldita do FHC ".
       Você finalmente elegeu-se e recebeu em sua posse a faixa do então presidente FHC que cumpriu sua obrigação com civismo e cortesia , tendo-lhe motivado a dizer à época que recebia a faixa de um homem honrado e antes de tudo um amigo , lembra dessa ? Pois é.
       Logo de cara você e sua galera já mostraram à que vieram e a primeira bomba estourou com o escândalo do mensalão. Mostrava-se a ponta do iceberg do maior esquema de corrupção , nunca antes visto na história deste país , liderado e operado pela sua galera do PT, os mesmos que tomavam para si o status de reserva ética da política brasileira, lembra ? E neste momento onde estava você ? Você que não é bobo meio que evadiu-se por 2 meses , sempre evasivo , dizendo não saber de nada e  " aguardando a apuração dos fatos ". Confesso que o ambiente político ficou até mais animado , a  galera começou a frequentar mais aqui o bar com  discussões acaloradas sobre quem era você, surgindo então ,duas teorias principais para o seu refúgio. A primeira , também a minha , acreditava que você estava nocauteado e aguardava resignado o golpe de misericórdia da oposição que o derrubaria de uma vez. Já a segunda , da galera que não o larga, achava que você se recolhia para a reflexão e para retornar disposto a liderar a apuração dos fatos até as últimas consequências , mesmo atingindo os " companheiros " , sendo coroado ao final como mais um grande estadista de nossa história. Pois é , Luiz , nenhum nem outro. Ao perceber que a oposição lhe daria uma trégua até terminar seu mandato ( faltavam dois anos ) para o bem do país ( ! ) você insurgiu como uma ave de rapina, ainda meio trôpega , oferecendo o calor de suas asas aos seus filhotes do mal, traidores e  bandidos.
       Agora meu irmão , eu tenho de admitir , tu és um cabra de sorte ! Com  a nossa economia já organizada, uma oposição omissa e um crescimento mundial espetacular fomos também arrastados para um ciclo favorável  e o Brasil seguiu melhorando , apesar de você. Apesar de você , pois você se enebriou (sem ofensas )  ,e  ao contrário dos exemplos históricos de administrações públicas modernas, tratou de aumentar nossa gastança com ministérios bizonhos e dezenas de milhares de cargos de confiança (  de quem? ). Meu camarada , o Obama tem dois mil cargos e a galera já reclama. O Gordon Brown na Inglaterra tem cerca de cem , e você ? Vinte e cinco mil cargos ! Tudo bem ,você acha que a gente está podendo tudo e  precisa acomodar a galera , mas ministério das ações de longo prazo , secretaria de Igualdade racial , etc, etc, ninguém merece Luiz! Esta gastança tem preço e a conta para nós não tarda a chegar.
        Outra coisa Luiz , não me leve a mal  , preciso te alertar com relação às suas declarações de improviso que você com o tempo aprendeu tanto a gostar. Você tem nos dado uma canseira na forma e no conteúdo. Luiz Ignácio, querendo nós ou não , você é referência para jovens e crianças ( ainda desavisados é verdade ) pelo " simples " posto que ocupa. Eu sei que o português é uma língua danada e todo mundo vacila ( por sinal  perdoe meus erros nesta carta ), mas tenho a impressão  de que às vezes você bate nela com uma pontada de orgulho como que dizendo: erro sim, e daí , vocês agora vão ter de me aturar...Cara , cadeira da presidência não é  a cadeira daqui do bar, pense nisto.
      Outra coisa que está caindo mal é o rumo que tens dado a nossa política externa. Você em pouco tempo saiu da condição de queridinho de alguns orgãos estrangeiros que se sensibilizaram com sua história  de sucesso ( pessoal ) para  persona non grata na Europa e estados Unidos. Você afagou ditaduras populistas e até sanguinárias , banalizando matanças com suas metáforas de terceira como compara-las a " briga de corintianos e palmeirenses ", sendo que isto Luiz Ignácio,  causa vergonha a qualquer brasileiro pensante.O país foi achincalhado pela Bolívia , com seu parceiro cocaleiro no poder que tratou brasileiros como bandidos e pilhou empresas nacionais que você diz tanto amar, apoiado por seu outro parceiro Hugo Chaves.Sua resposta: O povo boliviano precisa de nossa compreensão. E o Paraguai ? Dançamos novamente em Itaipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário