
Existem algumas técnicas que funcionam na maioria das vezes, não sempre , para se tentar conservar uma garrafa aberta ,mas antes vamos combinar : uma vez aberto, um vinho jamais será o mesmo . Isto é fato.
Outra coisa , sabe aquele vinho que você achou mais ou menos ? Pois é , na verdade você não gostou dele , então sugiro o caminho da pia abaixo , não perca mais tempo com o rapaz.
Seguem algumas situações práticas :
Espumantes resistem um pouco mais na geladeira. Depois de abrir , arrolhe-o , ponha-o na geladeira nas prateleiras de baixo e termine-os em até uma semana.
Brancos e tintos , também podem ser arrolhados e encaminhados às mesmas prateleiras , mas não deixe de termina-los em até 3 ou 4 dias.
Guarde sempre umas garrafas menores ( meias garrafas ) de vinho para guardar alguns por mais tempo quando houver sobras de maior quantidade . Complete até transbordar e arrolhe. Neste caso arriscaria toma-los em no máximo 30 dias .
Lembre-se de não deixar vinhos abertos ou fechados estocados na geladeira por muito tempo. As baixas temperaturas irão interferir na solubilidade do oxigênio e outros gases , " matando " uma grande quantidade de aromas ali presentes e até acelerando sua oxidação , pois o oxigênio torna-se mais solúvel em temperaturas mais amenas.
Existe um dispositivo que retira parte do ar presente na garrafa por bombeamento ( succção )- vac u vin , que pode manter os vinhos razoáveis por até uma semama na geladeira . Infelizmente a pressão negativa no interior da garrafa também suga gases , e consequentemente, aromas do interior do vinho.
Descobri por acaso , a melhor , mais prática e segura forma de conservar vinhos abertos. Estava folheando um pequeno livro sobre o tema quando li um capítulo escrito por um mestre em vinhos , Ron Weanead ( ou algo parecido ) que garante ser o congelamento do vinho o mais eficaz método para conserva-lo por meses ou até anos ! Você poderá congela-lo de uma das formas: na própria garrafa , em copos cobertos com filme plástico ou papel alumínio , em formas de gelo também cobertas ou sacos do tipo magipack , tanto faz.
O vinho em tão baixas temperaturas torna-se uma estrutura praticamente inerte , bloqueando seu processo de maturação e oxidação . Descongele-o lentamente ou sob corrente de água, vai ficar bom de qualquer maneira .
Misturar diversas marcas já congeladas em um decanter _ por favor , sempre branco com branco ou tinto com tinto _ pode também reservar boas surpresas ( vino da casa ! ) .
Vamos compartilhar esta experiência . Bons vinhos e até !