Uma professora pergunta a seus alunos:
__ Se existem cinco passarinhos em um galho e você atira em um , quantos sobram?
__ Nenhum__ responde Juquinha ___ Todos saem voando com o barulho da pistola.
A professora fica surpresa com a resposta.
___ Não era a resposta que eu esperava , mas gosto do seu jeito de pensar.
___Posso fazer uma pergunta para a senhora ? Perguntou Juquinha.
___Pode Juquinha.
___Existem 3 mulheres sentadas em uma banco comendo picolés.Uma está lambendo , outra chupando e a terceira está mordendo. Qual delas é casada?
A professora fica vermelha e responde timidamente:
___ A que está chupando.
___Não , a casada é a que tem anel no dedo, mas gosto do seu jeito de pensar.
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
O lado negro de Zumbi dos Palmares II ( continuação )
Como prometi ao meu camarada eis o que pude apurar de Zumbi, que provavelmete chamava-se Zambi.
Zumbi viveu no século 17, era sobrinho de Ganga Zumba descendentes provavelmente dos Imbangalas , da África centro-ocidental ,os "senhores da guerra ", que viviam de modo similar aos moradores de Palmares. Tanta dedicação a guerras e sequestros fez dos Imbangalas grandes fornecedores de escravos para a América.
Ganga Zumba, o primeiro lider dos quilombolas ,era reverenciado como rei na sociedade de Palmares , que reproduzia os costumes dos reinados africanos . Não há relato de qualquer movimento anti escravocrata neste período tendo os ideais abolicionistas surgido somente com a declaração dos direitos da virgínia , 1 século de depois Zumbi e posteriormente com o Iluminismo.
A sociedade de Palmares tornara-se então um foco de escravos refugiados , sem motivações abolicionistas.
Assim como os Imbangalas , os quilombolas com frequência realizavam ataques aos vilarejos próximos , sequestravam mulheres e capturavam negros que serviriam de escravos ao quilombo dos Palmares. Os escravos fugitivos que chegassem espontaneamente ao quilombo viveriam ali em liberdade , sem contudo jamais poderem deixar o quilombo. Os negros que porventura deixassem palmares seriam cassados e mortos pelos quilombolas.
Há relato de cobrança de tributos às fazendas vizinhas sob ameaças de destruição dos plantios.
A imagem de Zumbi modificou-se por influência de historiadores marxistas das décadas de 50 à 80. Décio Freitas, Joel Rufino e Clóvis Moura transformaram Zumbi em um lider comunista que dirigia uma sociedade igualitária.
A historiografia marxista também imputa a Zumbi uma papel bem mais importante que seu tio e antecessor, Ganga Zumba , tratado com traidor por ter feito um acordo de Paz com os portugueses em 1678 , o que do ponto de vista estratégico seria mais lógico , talvez impedindo a destruição do quilombo , como ocorreu sob a liderança de Zumbi.
Bem , por estas e outras acho melhor por uns tempos não atender aos telefonemas ou emails do meu velho amigo . Ele acaba esquecendo.
Zumbi viveu no século 17, era sobrinho de Ganga Zumba descendentes provavelmente dos Imbangalas , da África centro-ocidental ,os "senhores da guerra ", que viviam de modo similar aos moradores de Palmares. Tanta dedicação a guerras e sequestros fez dos Imbangalas grandes fornecedores de escravos para a América.
Ganga Zumba, o primeiro lider dos quilombolas ,era reverenciado como rei na sociedade de Palmares , que reproduzia os costumes dos reinados africanos . Não há relato de qualquer movimento anti escravocrata neste período tendo os ideais abolicionistas surgido somente com a declaração dos direitos da virgínia , 1 século de depois Zumbi e posteriormente com o Iluminismo.
A sociedade de Palmares tornara-se então um foco de escravos refugiados , sem motivações abolicionistas.
Assim como os Imbangalas , os quilombolas com frequência realizavam ataques aos vilarejos próximos , sequestravam mulheres e capturavam negros que serviriam de escravos ao quilombo dos Palmares. Os escravos fugitivos que chegassem espontaneamente ao quilombo viveriam ali em liberdade , sem contudo jamais poderem deixar o quilombo. Os negros que porventura deixassem palmares seriam cassados e mortos pelos quilombolas.
Há relato de cobrança de tributos às fazendas vizinhas sob ameaças de destruição dos plantios.
A imagem de Zumbi modificou-se por influência de historiadores marxistas das décadas de 50 à 80. Décio Freitas, Joel Rufino e Clóvis Moura transformaram Zumbi em um lider comunista que dirigia uma sociedade igualitária.
A historiografia marxista também imputa a Zumbi uma papel bem mais importante que seu tio e antecessor, Ganga Zumba , tratado com traidor por ter feito um acordo de Paz com os portugueses em 1678 , o que do ponto de vista estratégico seria mais lógico , talvez impedindo a destruição do quilombo , como ocorreu sob a liderança de Zumbi.
Bem , por estas e outras acho melhor por uns tempos não atender aos telefonemas ou emails do meu velho amigo . Ele acaba esquecendo.
Assinar:
Postagens (Atom)