quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O lado negro de Zumbi dos Palmares I.

      Esta semama , pouco antes do dia 20 , dia da consiência negra,  encontrei um velho amigo . Negão engraçado , boa pinta e pegador que não conseguia esconder sua revolta:
" ouviu a última ? Tão de sacanagem , não é não ?  Quero ver é provarem , isso sim eu quero ver !
      Enquanto tentava eu organizar as idéias , seguia ele desolado:
Então agora o cara é viado ? É fácil agora dizer qualquer coisa ,né ? O cara não tá aí para se defender ...
Viu aquelas calças do Dom Pedro , o que é que é aquilo? Mas aí tudo bem,  o cara era pegador , pegava geral na corte . Já o negão ... Quero ver é provarem , isso sim eu quero ver!
      Posteriormente entendi que meu camarada se revoltava com uma ONG baiana que dizia reunir documentos suficientes para provar que Zumbi na verdade tratava-se de um heroi nacional gay.
      Tentei dissuadi-lo da revolta , afinal , que diferença faz do que gostava ou não gostava Zumbi ? " olha o preconceito negão ! mas nada.
  Sabia que havia lido alguma coisa  recentemente sobre Zumbi  , mas não me atrevi a dizer que talvez o mesmo passasse ao longe da figura de heroi nacional. 
     Creio que esta idealização de herois ocorra em todas as culturas. Aprendi , na então escola primária , que devíamos aos bandeirantes , desbravadores destemidos , a expansão de nossso território e nada mais.
      Por que não nos diziam  que  tratavam-se também de assassinos , ladrões e estrupadores ? Pelo contrário , meninos eram escoteiros e as meninas ? Bandeirantes !
     Esta  visão romantizada de herois e anti herois simplifica o contesto histórico e as relações humanas  privando a molecada de discussões muito interessantes.
     Acredito que um grau ainda inaceitável de maniqueismo ainda exista na educação e a necessidade de nos compartimentar em subgrupos seja ainda utilizada  como forma de manipulação.
     No dia 20 , o secretário de igualdade racial ( ou algo parecido ) foi à TV comemorar os últimos avanços nesta área em nosso país.
     Melhor seria se o ministro da educação ou  ciência e tecnologia , se pronunciassem como parte de uma campanha de esclarecimento nacional . Esta campanha deveria esclarecer que o conceito de raça na espécie humana é ultrapassado e absurdo e que toda a tentativa de compartimentação é segregacionista , não acham?
     Bem , como prometido ao meu camarada , na sequência postarei o que encontrei sobre Zumbi dos Palmares , e cá entre nós , nada encontrei  sobre suas preferências sexuais . Então ,Quero ver é  provarem, isto sim eu quero ver!