Esta receita saiu na intuição. Abri a geladeira e a dispensa , fui juntando o que me parecia fazer sentido para acompanhar umas costelinhas de porco que tinha no freezer e acabei gostando do resultado. A quantidade de molho a seguir dá para uma peça de costelinha de cerca de 1kg. Tenho por hábito fazer mais uma peça do modo tradicional ,sem o molho , principalmente quando outras pessoas irão comer . Alternar com as costelinhas somente no tempero e com limão adicionado na mesa fica muito bom.
Para o molho:
1 garrafa pequena de Malzbeer ou similar.
1 cebola média cortada em cubinhos.
3 dentes de alho esmagados.
1 colher de café rasa de paprica picante.
1 colher de café rasa paprica doce.
1 colher de sopa rasa de açucar comum ou mascavo.
1 colher de sopa de manteiga ou margarina.
1 colher de sopa de farinha de trigo.
1 fio de óleo.
3 colheres de sopa de vinagre.
3 colheres de sopa de shoyo.
Preparo das costelinhas:
Pegue duas peças de costelinhas e dê uma limpada no excesso de gordura visível.
Esfregue um pouco de vinagre sobre a mesma , um pouco de alho esmagado , acrescente pimenta do reino e sal. Na peça que for levar o molho pode botar um pouquinho mais de sal .
Coloque as duas em uma travessa , faça uma cobertura com uma folha de papel de alumínio , vedando com o alumínio nas bordas da travessa. Leve ao forno pré-aquecido à 160 graus , enquanto prepara o molho.
Entre 1h e meia e 2h as costelas estarão bem macias , a carne se retrairá e aparecerão as pontas dos ossos da costela ( mais ou menos 1 dedo ). Separe a peça que levará o molho , coberta no alumínio . Para a peça tradicional volte ao forno para dourar com o forno a 200 ou 220 ( fique de olho para não ressecar! )
Preparo do molho:
Em uma frigideira com o fogo médio coloque 3 fios de óleo e a cebola , sempre mexendo. A cebola deverá ficar com uma coloração marrom escura , algumas até queimadinhas , não tem problema. acrescente o alho , agora com o fogo baixo , e quando dourar acrescente o vinagre e o shoyo raspando o fundo da frigideira . Aumente novamente o fogo e coloque a cerveja . Um pouco antes de iniciar a fervura , mantenha o fogo médio ,faça uma pasta com a farinha e a manteiga e vá acrescentando à fervura, mexendo para dissolver. Acrescente as pápricas , o açucar e vá mexendo até adquirir a textura desejada .Acerte o sal e pronto.
Disponha o molho sobre a peça de costelinha e se necessário volte ao forno para aquecer.
Acompanha bem um purê de batatas ( mais para ralo ) ou polenta mole com salada verde.
Vai muito bem cerveja preta , vinho tinto leve ou rosado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário