sábado, 8 de outubro de 2011

DESPERTA AMÉRICA DO SUL !

    O Primeiro passo para a cura de qualquer mal é a admissão da doença pelo indivíduo. Este é um conceito bem fácil de entender,  mas convenhamos ,  de difícil aplicação , especialmente quando se trata do mal coletivo que sofremos neste país. Sim , vamos admitir , somos uma sociedade bipolar. Facilmente saltamos do julgamento extremo do país " mosca do cocô " ao outro polo do tipo " país do futuro " ( vovô morreu acreditando ). Pode conferir , estas manifestações maníacas ou depressivas afloram com boa dose de previsibilidade . Observem que ao aproximar-se o carnaval   , ninguém em sã consciência ou que ainda preza os bagos  , se arrisca a  nos convencer que não temos o melhor futebol , a melhor música e as mulheres mais gostosas do planeta. Por outro lado , se dermos mais um vexame daqueles em uma copa do mundo, pode preparar-se para ouvir um sem número de reedições daquela piada do povinho , algumas até muito boas , pode apostar.
    Frequentemente quando retorno de alguma viagem ao exterior não fujo ao inevitável exercício de comparação  , quando sou tomado por um desconfortável sentimento , sentindo-me mesmo como um subproduto da mosca do cocô. Somos extorquidos em dinheiro , qualidade de vida e energia por impostos que canibalizam este país e achincalhados por escândalos que expõem os ralos da corrupção a uma população que está se achando , alternando euforia com anestesia coletiva.
   Alguns ufanistas ponderam que não podemos nos comparar com países com PIBs maiores e contextos históricos diferentes e que estamos no caminho certo. 
   Não nos esqueçamos que nosso pseudo ex-trabalhador , sindicalista profissional e dublê de estadista Luiz Ignácio em muito ajudou no desenvolvimento da  fase maníaca coletiva atual. Cadeira cativa no conselho se segurança da ONU , mesmo que faltem suprimentos de primeira necessidade para nossas tropas ( comida mesmo ) nos quartéis e posição de líder na América Latina são apenas dois exemplos dos planos  de mais este baixinho megalômano , mas a galera tá vibrando e o carnaval chegando...
   Semana passada fui pela primeira vez a Santiago do Chile e arredores , fazendo um breve enoturismo em vinícolas da Vale do Maipo . Logo que sair de minha fase mosca do cocô prometo postar algumas dicas de visita e sugestões de alguns vinhaços de lá e onde encontra-los por aqui. Infelizmente  , os impostos vão deixar estes vinhos por aqui com um paladar um tanto amarguinho , mas voltemos ao que interessa.
   Impressionei-me com um país organizado , com bom planejamento urbano , limpo e sem favelização.
Carros modernos , importados custando a metade , metade mesmo , do que pagamos no Brasil . Medicamentos custando cerca de 30% do que pagamos por aqui. Níveis de educação ? Melhor que o nosso . Índice de desenvolvimento humano? Melhor que o nosso. Carga tributária? Menor que a nossa. Em que se baseia a economia? Basicamente extrativismo de cobre , produção de frutas e outros vegetais. Com que PIB ? Mais de dez vezes menor que o nosso ! Eu repito, tudo isso com um PIB mais de dez vezes menor que o nosso.
   Não tenho dúvidas , mais cedo ou mais tarde os chilenos acabarão reconhecendo nossa liderança e seguindo nosso exemplo , afinal ,são nossos fregueses no gramado ,  nós temos aché , micaretas e Cláudia Leite .
    Bom fim de semana e até !

Nenhum comentário:

Postar um comentário